Dicas de Presentes de Natal que promovem a Saúde Mental das Crianças
Dicas de Presentes de Natal que promovem a Saúde Mental das Crianças
Eu realmente não esperava que o meu artigo anterior fizesse tanto sucesso. Atendendo a pedidos resolvi fazer uma lista de presente de Natal para crianças com um valor de até 50 reais.
O Natal para as crianças é uma época de expectativas. Os pequenos não escondem a sua impaciência pela chegada desta data!
Ao escolher presentes para as crianças, considere não apenas a diversão imediata, mas também o impacto a longo prazo no desenvolvimento e na saúde mental. O presente certo, pode ter efeitos no desenvolvimento de habilidades cognitivas e socioemocionais.
Como promover a saúde mental das crianças?
A saúde mental exerce um papel determinante na fase de crescimento. Além de uma rotina consistente de cuidados e atividades, um ambiente seguro e afetivo pode fornecer as condições necessárias para a que criança desenvolva o seu potencial.
Elementos lúdicos são extremamente importantes para o desenvolvimento afetivo, físico e cognitivo. Brinquedos também possuem a função de ajudar a criança a elaborar os seus conflitos e a entender as suas emoções.
Desta forma, momento da compra, procure saber um pouco mais das preferências da crianças e leve em consideração também a idade dela e o momento de vida em que ela se encontra.
Dicas de presentes para crianças que custam até 50 reais
1. Livros
O livro é um excelente aliado da imaginação, do raciocínio e do autoconhecimento.
Sugestões:
Casa dos Sentimentos - por Nana Toledo: Um livro de histórias narrado por crianças comuns, falando das suas emoções e dos seus sentimentos.
A Cidade das Chupetas - por Mauren Veras: Esse livro auxilia no processo de retirada da chupeta. Ele narra uma bela história que se utiliza do animismo para ajudar a criança neste momento.
A Mágica da Respiração: Um livro para aprender a lidar com raiva, frustração, tristeza e todos os outros sentimentos - por Christopher Willard, Wendy O’Leary: Ensina a lidar com as emoções negativas. Este livro apresenta técnicas de atenção plena. Uma ótima escolha para falar sobre autoconhecimento.
2. Quebra-Cabeças e Jogos de Estratégia.
Jogos que desafiam a mente são excelentes para promover habilidades cognitivas: estimulam o aprendizado, a memória, o raciocínio lógico e a fluência verbal. Ajudam também a exercitar a capacidade de resolução de problemas. Faça escolhas adequadas à idade da criança.
Sugestões:
Jogo Pedagógico Gato de Sapato: Ao observar as cenas por alguns minutos e responder às questões sorteadas no dado, esse jogo auxilia no aprendizado, na memória e no desenvolvimento da linguagem.
Caiu Perdeu: Um jogo divertido até para adultos! Você precisa mover as peças da torre colocando-as na parte superior sem derrubar toda a estrutura.
Oceano Cintilante - Quebra-cabeça - 500 peças nano: Uma atividade que estimula a coordenação motora, a atenção e o foco. Também desenvolve a paciência e a persistência.
3. Kits de Arte e Artesanato
A expressão criativa desempenha um papel vital no desenvolvimento emocional. Presenteie kits de pintura, modelagem ou outras atividades artísticas. Estas não só proporcionam horas de diversão, mas também permitem que a criança encontre mais formas de canalizar as suas emoções.
Sugestões:
Kit Livro Tapete Para Colorir: Um livro tapete gigante para colorir.
Escolinha Livro+A4 Bloco Criativo (Origami): Ensina a fazer dobraduras de papel. Estimula a coordenação motora e a criatividade.
Bichinhos de Feltro: Um kit com livro de instruções passo a passo mais o material para fazer bichinhos de feltro.
5. Brinquedos de Pelúcia com Atividades Sensoriais:
Crianças menores gostam muito de bichinhos de pelúcia. Eles costumam a estimular as áreas sensoriais e são ideais para acalmar e proporcionar conforto emocional. Escolha brinquedos que incentivem o toque e a interação, contribuindo para que a criança se sinta mais segura.
Sugestões:
Cachorrinho de Pelúcia Totó, Zip, amêndoa: Um cachorrinho de pelúcia suave ao toque.
Polvo de Pelúcia Reversível Expressões de Humor: Macio ao toque, esse brinquedo ajuda a expressar as emoções.
Ciça Coelha, Zip, Diversas : Uma coelha fofinha, ajuda a gerar vínculo afetivo.
6. Jogos de Tabuleiro e de cartas:
Sugestões:
Histórias Enigmáticas (Red Stories): A partir de 8 anos. Consiste em desvendar um mistério a partir de perguntas.
Fazendo Mimica e Super Mímica: Uma versão para crianças de 4 a 10 anos e a outra a partir de 6 anos. Estimula a comunicação não verbal.
Jogo Pizzaria Maluca: O objetivo do jogo é completar a sua pizza. Durante o desafio, podem ocorrer algum contratempos.
Ao dar jogos, sejam eles colaborativos ou de estratégias, é necessário criar momentos com a criança: Ela precisa entender as regras para que possa participar ativamente da brincadeira.
A principal importância dos jogos é proporcionar momentos de socialização e integração com os amigos ou a família. Resumindo: esteja disposto a brincar também!
Quando você proporciona presentes que estimulam a criatividade, a imaginação e a aprendizagem, você está contribuindo para a construção de uma base sólida para a saúde mental de uma criança.
Comentários
Postar um comentário