Cuide da Sua Saúde Mental neste Natal: Estratégias para evitar o stress de final de ano
Cuide da Sua Saúde Mental neste Natal: Estratégias para evitar o stress de final de ano
O Natal, embora seja uma época festiva e cheia de alegria, pode também ser desafiadora para muitas pessoas, especialmente no que diz respeito à saúde mental.
A contagem regressiva para o Natal e o Ano Novo começou. Algumas pessoas amam toda essa movimentação, outras, nem tanto. Entretanto é inegável que a aproximação dessas datas comemorativas mobiliza as nossas emoções.
Este artigo oferecerá estratégias práticas para cuidar do seu bem-estar emocional durante a temporada natalina, promovendo um equilíbrio entre as festividades e a preservação da saúde mental.
1. Gerencie as Expectativas:
Estabeleça expectativas realistas para evitar sentimentos de pressão e estresse durante as festividades. Aceite que nem tudo precisa ser perfeito, e concentre-se nas experiências significativas ao invés das expectativas irrealistas.
Também não caia no erro de tentar corresponder às expectativas dos outros: sempre vai ter alguém que vai gostar da uva- passa no arroz e outro que vai odiar. Não há motivo para se sobrecarregar cozinhando refeições individualizadas: isso só vai gerar desgaste físico e mental.
Assuma que sempre vai ter alguém que não vai gostar. Agradar a todos é uma tarefa impossível de ser realizada com sucesso.
2. Estabeleça Limites Saudáveis:
É essencial estabelecer limites claros, especialmente quando se trata de compromissos sociais e atividades festivas. Não hesite em dizer não a eventos ou tarefas que possam sobrecarregá-lo, priorize o seu bem-estar.
O objetivo das confraternizações de final de ano é estar com as pessoas temos um vínculo emocional. Se você não enxerga um propósito claro para comparecer a um determinado evento, talvez não valha a pena colocar a sua energia nisso.
Lembre-se que dizer não para os outros, pode significar dizer sim para as nossas necessidades.
3. Conecte-se consigo mesmo e os com outros:
Apesar da rotina caótica do Final do Ano, essa época oferece muitas oportunidades para se conectar com amigos e familiares. Além disso, é um bom momento para refletirmos sobre tudo o que aconteceu no último ano.
Dedique-se a esses momentos de conexão, seja mais presente e disponível. Compartilhe as suas experiências e esteja aberto para ouvir.
O apoio social pode ser um importante suporte emocional.
4. Pratique o Autocuidado:
Por mais que o tempo pareça curto os cuidados com a saúde devem continuar os mesmos. Quando falamos de saúde nos referimos também à saúde mental.
Não abra mão das atividades que te dão prazer ou que promovam a sua saúde: vá para a academia, continue sua psicoterapia, não desmarque consultas médicas ou exames e não deixe de tomar suas medicações de uso regular caso você precise.
Tire momentos para relaxar, faça exercícios ou participe de atividades que tragam tranquilidade. Priorizar o autocuidado é fundamental para preservar a saúde mental.
5. Planeje Momentos de Calma:
Em meio à agitação do Natal, reserve momentos de calma. Pode ser uma caminhada tranquila, a leitura de um livro ou simplesmente alguns minutos de respiração profunda. Esses momentos proporcionam o refúgio mental necessário para evitar o stress e a ansiedade.
Busque atividades que coloquem o seu foco no presente, que faça você parar de pensar nas preocupações comuns dessa época do ano. Livros de colorir para adultos, são uma boa alternativa para quem não possui muitas habilidades manuais.
6. Aceite Ajuda e Delegue Tarefas:
Peça ajuda e delegue responsabilidades. Distribuir tarefas alivia a carga de trabalho e permite que todos compartilhem as responsabilidades. Essa prática promove um ambiente mais colaborativo e menos estressante.
Pessoas com maior tendência em controlar tudo, possui maior dificuldade em dividir as tarefas. Entretanto é necessário lembrar que cada um tem o seu próprio jeito de fazer as coisas.
Os eventos de final de ano precisam ser memoráveis e não perfeitos.
Importante:
Algumas pessoas se sentem mais tristes ou desconfortáveis durante esse período do ano. Muitas vezes o Natal e o Ano Novo, podem ativar lembranças dolorosas e difíceis de serem enfrentadas.
Nestas situações é essencial buscar ajuda profissional de um médico ou psicólogo.
Comentários
Postar um comentário